segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ARTIGO

Nausea and Vomiting in Pregnancy
Jennifer R. Niebyl, M.D.
N Engl J Med 2010; 363:1544-1550October 14, 2010

Terapias Complementares
Terapias alternativas como acupuntura e gengibre também têm sido estudados para náuseas e vômitos durante a gravidez, com resultados inconsistentes. Em um ensaio randomizado envolvendo 33 pacientes com quadro de hiperemese gravídica, a acupuntura reduz sintomas, em comparação com acupuntura sham, enquanto que um estudo comparando acupuntura tradicional versus sham em 55 pacientes com hiperemese gravídica não apresentaram diferenças nos resultados entre o estudo de dois groups.

Ensaios clínicos randomizados de acupressão no ponto P6 Neiguan , apresentaram resultados inconsistentes e foram limitados pela falta de testes cegos.Um estudo maior, nenhum efeito benéfico da acupuntura foi anotada. Em um estudo randomizado , com uma emissão de corrente elétrica para estimular o ponto de acupuntura P6, pacientes que foram aleatoriamente designados para o dispositivo ativo, em comparação com aquelas atribuídas a um dispositivo de simulação, relataram ter significantemente menos náuseas e vômitos e foram mais propensos ao ganho de peso (77% vs 54%, com um ganho de peso médio de £ 5,5 x £ 2,9 [2,5 kg vs 1,3 kg]), no entanto, este estudo também foi limitado pela falta de avaliação cega dos resultados.

Em quatro ensaios clínicos randomizados com um total de 675 participantes, o gengibre em cápsulas (sem sabor) foi superior ao placebo , e em dois ensaios, a eficácia do gengibre foi semelhante à da vitamina B6, efeitos adversos de gengibre (refluxo e azia) não foram graves. Em um estudo de coorte observacional envolvendo 187 pacientes, o gengibre, quando comparado com outros agentes não teratogenicos, não foi associado a efeitos colaterais clinicamente significativo . Gengibre é considerado um complemento alimentar e, portanto, não é regulamentado pelo FDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário